O Fio de Ariadne
Fábio Cavalcante Melo
Faculdade Impacta Tecnologia - Arquitetura da Informação (UX)
Inicio com a menção de um dos pioneiros na pratica de tornar a informação compreensível, “Arquitetura de Informação é tornar o complexo claro.” WURMAN
(1997) com sua reação a uma criação desordenada de informações.
A arquitetura da informação está cada dia mais presente não só no WWW mas sim, em todo lugar onde há necessidade de organização das informações (Dados), online e off-line. Esse termo ainda é pouco conhecido, função que até pouco tempo era realizado por outros profissionais (Gerente de Projetos, etc.). Principalmente na criação de sites e sistemas, por terem mais familiaridades com computadores e normalmente era feito sem se quer ter os requisitos do usuário. Mas as mudanças constantes a evolução natural nos traz novas necessidades e funcionalidades. No processo de criação é necessário conhecer as regras de negócio, o contrário disso é onde muitas empresas deixam de obter lucros, por ter informações que não agregam e o arquiteto da informação vem pra fazer essa intermediação.
Com isso nem tudo que está no escopo do projeto realmente e necessário, para isso é extremamente importante analisar muito bem as prioridades, público, mercado, expectativa do cliente, extensões e tecnologias. Assim evitamos custos e tempos desnecessários. Arquitetura da informação não existe uma regra exata para ser seguida, cada projeto é único, analisando caso a caso, seguindo um conjunto de procedimentos metodológicos, sinalizando, indicando, sugerindo, banalizando e abrindo possibilidades.
Hoje com tanta informações não podemos perder tempo procurando informações que são inúteis para aquele momento, usuários precisam ter fácil acesso. Saber exatamente onde está dentro de um site ou sistema e isso é extremamente importante.
Para exemplificar a complexidade das informações, o autor Durval de Lara Filho cita os