O financiamento da acumulação de ativos – um esquema analítico
FACULDADE DE ECONOMIA
GRADUAÇÃO EM ECONOMIA
SABRINA FONSECA SCHMIDT
CARNEIRO, R. (2009).Texto – O financiamento da acumulação de ativos – um esquema analítico.
Cuiabá
Julho 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ECONOMIA
GRADUAÇÃO EM ECONOMIA
SABRINA FONSECA SCHMIDT
CARNEIRO, R. (2009).Texto – O financiamento da acumulação de ativos – um esquema analítico
Resenha apresentada ao curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Economia Monetária, 4°Semestre.
Orientado pelo professor Me. Leonardo Flauzino de Souza.
Cuiabá
Julho 2014
A resenha trata da acumulação de capital especialmente daquele que é utilizado para a geração de mais capital, seja em ativos líquidos ou mais ilíquidos. Mostra também o sistema de circulação dos depósitos em geral e a forma que ocorre esse circuito aqui no Brasil, e, tudo isso, lincado nas teorias Keynesianas de finance-funding e a formação da taxa de juros no mercado de crédito, evidenciando que o sistema de crédito deve ser o norteador do sistema financeiro, pois o sistema de mercado de capitais não dispora de uma base mais consistente, tal como o primeiro. Mas ambos são importantes pois no mercado de capitais o retorno pode ser realizado no curto prazo, sendo que no mercado de crédito, pelo fato de se ter o risco do banco não receber o empréstimo concedido, acaba ofertando fundos mais consistentes, mas em longo prazo.
A circulação de depósitos inicia-se nos bancos. As famílias depositam sua renda em forma de depósito para a conta corrente (consumo, obrigações) e outra parte em poupança. Aqui não será questionada a propensão marginal a poupar. Da mesma forma as empresas executam a mesma operação, mas infinitamente