O fim da 1ª guerra mundial
A Segunda Guerra Mundial trouxe à tona a importância de uma organização responsável pela paz no mundo e que garantisse a diplomacia em questões de interesse humano. O holocausto aos judeus foi um dos episódios mais tristes da humanidade. Esse desejo pela paz fez com que fosse criada, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945.
O fim da Segunda Guerra Mundial, sem dúvida, foi de extrema importância para muitas áreas do conhecimento. Apesar das baixas e das perdas ocasionadas pelo conflito armado, a guerra trouxe consigo uma série de questões importantes relacionadas à tecnologia, política, economia e sociedade.
Em relação à economia e à políticas, duas novas nações assumem o poder do mundo: Estados Unidos e URSS passaram a duelar por honra, espaço e status no mundo. Ambos vencedores da Segunda Guerra Mundial, os dois países disputaram por anos áreas de influência, sem jamais, atirarem um contra o outro. A batalha de egos ficou conhecida como Guerra Fria e durou até os anos 90. Outros conflitos que podem ser vistos como consequência da guerra são: a Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia, o Embargo a Cuba, a Guerra do Golfo entre outras.
Por outro lado, a Segunda Guerra Mundial foi importantíssima para a descoberta de medicamentos como a penicilina, uma série de antibióticos e antiinflamatórios, próteses e outros. Deu impulso à invenção de equipamentos como o radar, o submarino, o computador, o helicóptero entre