O filme falado
2011
produção textual interdisciplinar em grupo
2011
* INTRODUÇÃO
Neste trabalho estaremos abordando todas as disciplinas estudadas no semestre através da análise do filme “O filme falado”, que mostra a trajetória da viagem da professora de história Rosa Maria que leva sua filha Maria Joana para encontrar-se com o pai, e nessa viagem passa por várias cidades que apresentam culturas diferentes, monumentos históricos, além de mitos e lendas. Deve-se levar em consideração a compreensão do sujeito como um construtor da realidade social, baseando-se em aspectos históricos, filosóficos, sociais e psicológicos.
O HOMEM NA SOCIEDADE
A educação nos acompanha durante toda a vida, pois sempre estamos aprendendo coisas novas e, portanto, nos educando, sabendo que é através da comunicação que nos tornamos sujeitos construtivos na sociedade, tendo base estrutural na ética e moral da família, e na aprendizagem adquirida na escola e nos ensinamentos religiosos. Isto proporciona ao indivíduo caráter intelectual, emocional e social, dos quais precisa para tornar-se um ser ativo na sociedade.
O homem é um ser cultural, capaz de transformar a natureza a partir de suas necessidades existenciais. O homem ao escolher os meios e os fins da ação, o faz porque possui valores. Aliás, já ao nascer encontra-se envolto por valores herdados, próprios da sociedade, do mundo em que vive.
O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de tal modo que aprendemos desde cedo como nos comportar a mesa, na rua, diante de estranhos, como, quando e quanto falar em determinadas circunstâncias; como andar, correr, brincar; que direitos e deveres temos. Conforme atendemos ou erramos em certos padrões, nossos comportamentos são avaliados como bons ou maus.
São diversos os tipos de valores, tais como os econômicos, vitais, lógicos, éticos, religiosos. Com isso