O filme Adorável Professor
DE GUANAMBI
BACHAREL EM PSICOLOGIA
MARIA DAS DORES SANTOS BORGES
RESENHA CRÍTICA
Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina Psicologia da Aprendizagem, ministrada pela Prof. Camilla Costa, no 4º semestre de Psicologia/matutino, da Faculdade Guanambi.
GUANAMBI – 2012
O filme Adorável Professor (1995) aborda o cotidiano escolar e as inter-relações humanas, o que aparentemente destoa se pensarmos em um conteúdo específico de biologia, mas auxilia muito na relação professor-aluno quando se trata de mostrar os desafios que o professor encontra para lecionar em uma escola e que os alunos não se dão conta. Também aponta como o professor pode influenciar na construção de diversas vidas através de seus hábitos e atitudes dentro da sala de aula. Podendo ser visto de diversos ângulos e, além disso, pode ser relacionado facilmente com a vida real.
A escola retratada pelo filme, quando o professor inicia a sua jornada, não obedecia a um principio básico da boa educação, a de ter significado para a vida do educando, de estar relacionada a seu contexto cultural, as suas demandas, aos seus desejos, a sua época. Isso se dar a conhecer de maneira explícita, pois as relações professor-aluno reveladas no filme manifesta bem a desconexão entre contexto cultural e ensino formal, visto que os alunos não se envolviam com os professores e com o aprender, existia um desencantamento, uma desmotivação visível.
Neste sentido, percebe-se claramente que Mr. Holland adota uma postura inadequada durante os seus primeiros dias em sala, pois estava transmitindo o conhecimento ao invés de construí-lo junto com os alunos, transferindo os saberes ao invés de promover a aprendizagem através da reflexão sobre o tema da aula, que era a música. Tudo se transforma quando o mesmo, em um momento de desespero, seguido de meditação sobre sua prática, percebe que o modo que está tentando ensinar sua disciplina