O fenômeno da violência na cidade de ilhéus-Ba, A Sociedade Pós-crise Cacaueira
CURSO DE DIREITO
PAULO ROBERTO ANDRADE JOCELINO DE CARVALHO
TAINAR APARECIDA FREIRE DE SOUZA
O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA NA CIDADE DE ILHEÚS-BA A SOCIEDADE PÓS-CRISE CACAUEIRA
Ilhéus/Ba.
Junho/2013
PAULO ROBERTO ANDRADE JOCELINO DE CARVALHO
TAINAR APARECIDA FREIRE DE SOUZA
O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA NA CIDADE DE ILHEÚS-BA A SOCIEDADE PÓS-CRISE CACAUEIRA
Trabalho apresentado ao professor Jose Nilton como requisito parcial para aprovação na disciplina Introdução a Sociologia.
Ilheús/Ba.
Junho/2013
1 O TERRITÓRIO
O município de ilhéus encontra-se localizado na “mesorregião sul do estado da Bahia” e divide com Itabuna o posto de centro regional da “microrregião Ilhéus-Itabuna”, tradicionalmente conhecida com região cacaueira. Ilhéus ocupa uma área territorial de 1.840,99 km² e conta atualmente com uma população de 184. 231 (cento e oitenta quatro mil e duzentos e trinta e um) habitantes, segundo dados do IBGE 2010, sendo a sétima maior entre os municípios do estado da Bahia, podendo ser considerada uma cidade de médio porte.
Entre as cidades médias do estado da Bahia a violência está adquirindo caráter epidêmico e os índices de homicídios que já são bastante altos apresentam tendências preocupantes de crescimento, revelando uma situação extremamente grave.
2 A CRISE CACAUEIRA E MOVIMENTO MIGRATÓRIO
Entre os diversos fatores que buscam explicar o fenômeno da violência, destaca-se na região supracitada o êxodo rural, e consequente processo de ocupação urbana, vivenciado após a derrocada da cultura cacaueira nas ultimas décadas do século xx.
A monocultura cacaueira era a atividade predominante por muitas décadas na região sul da Bahia, trazendo grande desenvolvimento econômico, possibilitando a fixação do homem no campo e abrangendo numerosas famílias que eram instaladas nas fazendas produtoras. Com o aparecimento