O fenômeno da debilidade e fracasso do estado: um debate inconclusivo e suspeito
Sobre os autores
Patricia Moncada Roa é uma acadêmica colombiana, graduada em Direito Constitucional e especializada em Tributação, Gerência em Recursos Humanos e Nacionalização como Instituição Jurídica na Colômbia. Atua nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas/Direito – Teoria do Direito e Direito Privado. As linhas de investigação que está em atuação são as de Educação Legal e Justiça Constitucional e Direito Judicial.
Jeffrey Herbst é um estudioso da área de política internacional. É atualmente o presidente da Colgate University. Foi reitor e vice-presidente executivo de Assuntos Acadêmicos, e professor de ciência política na Universidade de Miami. Ele se mantém ativo na pesquisa. Escreve intensamente sobre assuntos internacionais na Africa (especialmente a subsaariana), incluindo manutenção da paz. Estuda sobre como promover a liberalização democrática na África e o que a comunidade internacional pode fazer para favorecer um maior crescimento econômico das regiões pobres. Robert I. Rotberg serviu como presidente emérito da Fundação pela Paz Mundial (1993-2010). É professor sobre governança e relações exteriores. Foi diretor do Programa sobre Conflito Interno de Estados, prevenção de conflitos e Resolução de Conflitos na Universidade de Harvard - John F. Kennedy School of Government (1999-2010).
Rotberg graduou-se em Oberlin College. Obteve seu doutorado na faculdade do Stantony, Oxford University. Ele fez também estudos de pós-graduação na Universidade de Princeton. Foi professor de Ciência Política e História do MIT. Christopher Clapham é um autor britânico, professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Lancaster University (1989-2002) e estudioso do contexto histórico internacional africano. Escreveu para da Associação Britânica de Assuntos Africanos e para o Jornal de Estudos Africanos Modernos. Publicou livros na área.
Emmerich de Vattel foi um