O fenomeno do lugar
O modernismo e a Fenomenologia Antes mesmo de entender os fenômenos e conceitos que serão explicados pelo texto de Schulz, precisamos contextualizar o momento por onde esses conceitos surgiram, e o que significa a fenomenologia do lugar. O modernismo foi de extrema importância para a arquitetura, porém com o seu excesso de funcionalismo e transparência estrutural , a valorização do ser humano foi sendo esquecida. Precisava - se então de uma arquitetura mais humanizada, feita para seus usuários vivenciarem a arquitetura de todas as formas e sentidos. Surgiram então reflexões filosóficas ao problematizar a interação do corpo humano com o seu ambiente, "uma investigação sistematica da consiencia e de seus objetos". Acreditando então, que o espaço tridimencional pode sim influenciar nas pessoas, passando diferentes sensaçoes . A fenomenologia é o estudo do humano nos objetos.
"O fenômeno do Lugar" A arquitetura pode ser estudada não só pelos seus métodos construtivos, ou estrurais, ela pode ser feita e estudada no sentido de haver intenção de causar sensaçoes. Surgiu então uma arquitetura humanizada e imaginativa, que é pensada além de um espaço tridimencional, e é criada para despertar sensações de acordo com seu espaço e uso. Isso feito atraves de experiencias sensoriais (visual, tateis, olfativas e auditivas) que constituem a parte visceral da arquitetura. É necessario nesse sentido também perceber como o habitar muda de significado quando ele está relacionado com a ligação do ser humano com seu espaço.
A estrutura do Lugar A estrutura do lugar pode ser dividida basicamente em dois aspectos, o Espaço e o Caráter. Espaço nesse sentido definido por aspectos quantitativos, na medida que trata do espaço tridimencional conhecido por todos, como uma casa com paredes, portas e janelas. Nesse espaço percebemos a relação entre interior e exterior, e todos os aspectos fisicos mais banais das construçoes. Ainda