O Feminino em Verão no Aquário
FAGUNDES TELLES
Otávila Cristina Barbosa Gomes¹, Departamento de Línguas e Literatura/URCA, tavinha_crys@hotmail.com. Introdução
Este trabalho é um artigo com o objetivo de analisar perfis femininos que marcam o processo de transformação dos papéis exercidos pela mulher na sociedade. Para tanto, analisa perfis de personagens femininos elaborados por Lygia Fagundes Telles
(1923), escritora paulista cuja obra apresenta uma profunda preocupação com a condição humana, principalmente com a mulher.Na análise apresentada neste artigo, enfoca-se o romance Verão no aquário (1963) por sere escrito durante essa década de 60 de profundas transformações do papel que a mulher representa na sociedade.
Observo os perfis femininos das personagens elaboradas por Lygia Fagundes Telles, como representações do mundo e da realidade social do Brasil. Analisando até que ponto elas podem ser consideradas representações puras dentro desse contexto e em que momento elas vão além da representação para sugerir uma mulher nova, em processo de formação e de transformação.
Objetivos
Pretendo enfatizar a perspectiva do feminino na obra em estudo, analisando as personagens femininos que nele estão presentes.
Este trabalho enfoca a leitura crítica da obra Verão no Aquário, de Lygia Fagundes
Telles, com a finalidade de repercutir sobre a relação entre literatura e sociedade na perspectiva do feminino, ao se confirmar os valores sociais presentes na obra e os seus efeitos na construção de leitura analítica. Para isso, procura-se identificar a estrutura, a composição e o reflexo à sociedade humana, existentes na obra.
Material e métodos e/ou Desenvolvimento
Este estudo trata-se de uma abordagem dedutiva, que teoriza sobre as inferências acerca da relação entre literatura e a perspectiva do feminino em Verão no Aquário, de
Lygia Fagundes Teles ,tendo como métodos de procedimento: funcionalista e
estruturalista;