O faxineiro e o executivo (resenha)
O Faxineiro e o Executivo, escrito por Todd Hopkins e Ray Hilbert e publicado pela editora Thomas Nelson Brasil, é uma obra envolvente, pois conta a história de Roger - CEO de uma empresa americana – o qual estava passando por uma fase muito difícil em sua vida. Ele passava a maior parte do seu tempo em uma rotina agitada e estressante do trabalho resultando em um pai ausente e com o casamento prestes a acabar.
Sua vida começou a mudar a partir de um dia em que ele estava na empresa depois do expediente como de costume e conheceu um faxineiro chamado Bob, um senhor que sempre tinha uma lição de vida para passar e desde, então, eles começaram a se encontrar todas as segundas-feiras na empresa para Bob ensiná-lo as seis diretrizes que Alice, falecida esposa de Bob, ensinara. O faxineiro apresentava uma diretriz por semana e todas auxiliavam nas grandes tomadas de decisões de Roger.
O primeiro dos princípios é a Recarga versus descarga, o qual mostra que uma pessoa precisa descarregar suas energias negativas e recarregá-las positivamente; o segundo consiste em veja a família como uma benção, não como uma responsabilidade; o terceiro Ore, não piore fala sobre pedir a Deus por ajuda e sabedoria; o quarto, Passe adiante prega para sempre passarmos adiante tanto algo material quanto algum conhecimento; o quinto Não gaste, invista! nos ensina a investir nosso tempo nas coisas que têm valor; e o último princípio Deixe um legado para o futuro trata sobre olharmos para nossas vidas e vermos qual foi a nossa contribuição.
A amizade dos dois foi curta, porém bastante significativa, pois fez Roger aprender a balancear, valorizar as coisas que deveriam ter mais prioridade e assim continuou a passar adiante as diretrizes.
Este livro possui lições importantes que nos tocam, faz pensarmos melhor sobre nós mesmo, pois ele é abrangente, nos ensina a ter sucesso tanto nos negócios quanto na vida. É uma obra para evoluirmos como pessoas.
Thais M.