O Farmacêutico em busca do seu espaço
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
FARMÁCIA
T.F
O FARMACÊUTICO EM BUSCA DO SEU ESPAÇO
Feira de Santana
2013
T.F.S
O FARMACÊUTICO EM BUSCA DO SEU ESPAÇO
Reflexão apresentada à Universidade Estadual de Feira de Santana, como critério de apresentação da disciplina: Farmácia Social, no curso de farmácia sob orientação da professora Linalva.
Feira de Santana
2013
O FARMACÊUTICO EM BUSCA DO SEU ESPAÇO
Atualmente muito se fala em automedicação, num tempo em que cada dia a “correria” é maior, as pessoas cada vez mais procuram um meio mais prático e rápido, mas nada seguro, para alivio da dor; com isso ocorre a utilização irracional dos medicamentos. A medicalização é a principal ferramenta terapêutica para a recuperação das condições de saúde, e como tal, deve ser ministrada corretamente. A função de orientar e auxiliar o paciente são direitos e deveres do farmacêutico, já que mais do que “profissional dos medicamentos”, ele é um profissional da saúde e como tal, em primeiro lugar visa o bem estar do seu paciente.
O farmacêutico busca cada vez mais recuperar sua identidade, que se perdeu quando as farmácias passaram a ser apenas um estabelecimento mercantilista, quando na verdade deveriam ser um estabelecimento de saúde, e nada mais. Isso ocorre porque qualquer empreendedor pode ser dono de uma farmácia, e consequentemente o farmacêutico é visto como um mero funcionário. Desde então esse profissional busca uma nova forma de promoção da saúde em seu meio de trabalho.
A luta do farmacêutico pelo reconhecimento da sua real função não é de hoje, muito pelo contrário. Há muito esse profissional foi perdendo sua identidade, num espaço onde o foco é o lucro. Felizmente, isso vem sendo modificado desde que ocorreu um desastre com gestantes, devido ao uso irracional de medicamentos. Desde que ocorreu essa epidemia, mudaram-se os pontos de vista sobre o uso de