o falso conflito sobre tendencias metodologicas
DISCIPLINA: INTRODUÇAO AO TRABALHO CIENTIFICO
NOME: WANESSA LUZ
SINTESE DE TEXTOS
Feira de Santana
2014.
Texto : “O falso conflito entre tendências metodológicas.”
O texto “o falso conflito entre as tendências metodológicas” relata a visão e a analise de Sergio V. de Luna 1988, sobre linhas metodológicas e os conflitos que as abrangem começando pelo positivismo de comte, que ele destaca como transformador porque deu origem a novas tendências associadas a diferentes autores e misturou-se a um conjunto de desdobramentos com denominação variadas como o neopositivismo. Apesar de outros autores serem denominados positivistas, possivelmente não o são, isso se da pelo fato de que características de seus escritos os levem a uma corrente epistemológica positivista mas necessariamente não o seja, como Skinner,1974.
O texto em questão rever os fundamentos do positivismo, a metodologia utilizada e o sentido principal dessa linha de pensamento. O autor vai a diferentes questões como pesquisar e com prestações de serviços para validar sua pesquisa. Através das pesquisas que foi recolhendo ele avançava nas concepções das peculiaridades culturais da região ou de determinada população particular, o que não generalizava nem tornava os resultados manipuláveis.
Um exemplo usado foi de um estudo de campo de uma aluna onde ela trabalhava numa instituição escolar para deficientes mentais, o que deveria ser uma avaliação em profundidade de uma realidade menor tendo em vista a identificação de processos e interações para conhecimento como atividade de investigação capaz e oferecer um novo conhecimento.
Diante disto, o autor dispõe de alguns requisitos para o desenvolvimento de uma pesquisa, como uma pergunta problema que o pesquisador deseja responder, a elaboração e descrição de um conjunto de passos que permita haver informações necessárias para responder á problematizaçao e ter a confiabilidade das respostas obtidas.
Na