o expressionismo alemão em filmes
Esse trabalho apresenta o contexto histórico e as principais características de uns dos movimentos culturais artísticos e sociais mais importantes no cenário Alemão e mundial. Trata-se do expressionismo.
O expressionismo surgiu na década de vinte, e seu início foi no pós-primeira guerra mundial. O cenário de desenvolvimento desse movimento, é uma Alemanha totalmente acabada, tomada por fome, miséria, crise financeira e social e é exatamente nessas fraquezas que o expressionismo trabalha. Ele Será totalmente contra ao estilo realista que estava em alta na época. O expressionismo usa do exagero e da visão subjetiva do artista para expressar o que se passa ao seu redor.
Antecedente histórico do expressionismo A indústria cinematográfica alemã, no início da segunda guerra, era dependente de filmes estrangeiros. A maioria dos filmes projetados era italianos, dinamarqueses, franceses e norte americanos. O governo alemão ciente dessa dependência proibiu a importação de filmes de todos os países e começou assim a criar suas próprias películas de propaganda,apoiando a indústria cinematográfica. Em meio a esse contexto surgiu a UFA, uma conservadora produtora cinegráfica ,que logo controlou o mercado alemão e internacional do pós-guerra. De início a UFA tinha como objetivo produzir filmes de acordo com a cultura e educação alemã, no entanto com o fim da guerra a propaganda passou a ser necessária e a industria alemã passou a apostar em diversos gêneros. O desagrado da população em relação a toda crise pós-guerra fez com surgissem anseios por vida e linguagens novas. Então em 1905 surgiu o primeiro grupo de artistas plásticos de Expressionismo, o “Die Brucke”, mais conhecido como “A ponte”. Estes estudantes buscavam mudanças na vida e na arte, lutava, sobretudo, por uma arte transbordante, produto do êxtase, contrária a estética autoritária acadêmica de então. Esse movimento tinha como intuito