O evangelho
REENCARNAÇÃO ou RESSURREIÇÃO?
(FATO OCORRIDO NO CULTO ECUMÊNICO DA FACULDADE DE DIREITO DO LARGO DE SÃO FRANCISCO – USP, vivenciado por Juanribe Pagliarin)
O Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco estava lotado. Pais, mães, avós, amigos, em seus mais elegantes trajes, procuravam, orgulhosos, os lugares mais favoráveis para verem, do melhor ângulo possível, seus filhos e filhas, integrantes da 180ª. Turma, receberem o tão desejado Diploma de Formatura.
Antes, porém, todos teriam de ouvir as autoridades eclesiásticas ali presentes que, esperava-se, diriam palavras de incentivos aos formandos. O primeiro a discursar foi um padre, seguido de um frei, um pastor, uma monja budista e um doutrinador kardecista. Este último, ao palestrar, afirmou categoricamente:
“Lázaro não morreu. O que ele teve foi catalepsia.”
A sua maneira de dizer, acompanhada de orgulhosa expressão facial, dava a entender que somente ingênuos e ignorantes poderiam acreditar que Lázaro realmente tivesse morrido.
Algumas pessoas ao meu lado demonstraram simpatia pela sabedoria daquele instrutor que, quase dois mil anos depois do fato, desmistificou, à luz dos conhecimentos atuais, a ressurreição de Lázaro.
O distinto auditório, não obstante ser constituído de