O estudo sobre a teoria dos conjuntos atribu do ao russo George Ferdinand Ludwig Philipp Cantor
Gustavo Melim
Oficina: Vidas Secas
CONJUNTOS
Marechal Cândido Rondon
2015
Sumário
Introdução......................................................................14
Desenvolvimento...........................................................13
Conclusão.......................................................................12
Referências bibliográficas..............................................17
Introdução
O estudo sobre teoria dos conjuntos é atribuído ao russo George Ferdinand Cantor (1845 – 1918). Podemos definir conjunto como sendo um agrupamento de elementos com características comuns. Compreender a teoria de conjuntos é fundamental para resolução de diversas situações-problema da matemática.
Conjuntos
O estudo sobre a teoria dos conjuntos é atribuído ao russo George Ferdinand Ludwig Philipp Cantor (1845 – 1918). Filósofo, Físico e Matemático, Cantor se interessou pelo infinito, assunto que era muito discutido na época. Através de estudos mais aprofundados envolvendo os conjuntos numéricos, verificou que o conjunto dos números reais possuía mais elementos que o dos números racionais. Assim, ele estabeleceu uma hierarquia entre os conjuntos numéricos infinitos, estabelecendo um novo ramo de estudos na Matemática, denominado teoria dos conjuntos.
Esse novo ramo de estudos provocou uma reação contrária por parte de algumas pessoas ligadas à Matemática. Foi chamado por alguns de “charlatão da ciência”, mas foi apoiado por outros, que defendiam suas ideias.
Cantor imaginou pontos espalhados em uma reta, dessa forma, se distribuíssemos os números naturais (positivos) e os números inteiros (positivos e negativos) entre eles, encontraríamos os números racionais (fracionários) e os irracionais. A união de todos esses números forma o conjunto dos números reais. A ideia do infinito parte do estudo dos números dentro do seu próprio conjunto. O conjunto dos números Naturais é formado pelos algarismos, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11,