O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO amanda
Só pode ser considerada como antropológica uma abordagem integrativa que objetive levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Laplantine aponta 5 áreas que mantem relações estreitas entre si;
A antropologia biológica: consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo, Estudos que são feitos observando o desenvolvimento do homem conforme sua cultura e genética, permitindo assim discernir o inato do adquirido.
Antropologia pré-histórica:é o estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo, projeto que se liga a arqueologia visando reconstituir sociedades desaparecidas.
Antropologia lingüística: estuda a linguagem onde através dessa poderemos extrair valores, preocupações, sentimentos, pensamentos, expressões de indivíduos que compõem tal sociedade.
Antropologia psicológica: consiste nos estudos dos processos e do funcionamento do psiquismo humano.
Antropologia social e cultural (ou etnologia): abrange tudo que constitui uma sociedade sua economia, técnicas, organização política e jurídica, sistemas de parentesco, sistemas de conhecimento, crenças religiosas, línguas, psicologia e suas criações artísticas. Estudo que não objetiva o levantamento sistemático desses aspectos, e sim em mostrar a relação entre si próprios e a sociedade.
O ESTUDO DO HOMEM EM SUA DIVERSIDADE
A antropologia é o estudo de todas sociedades humanas, as culturas da humanidade é como uma diversidade histórica e geográfica. Visando constituir os “arquivos” da humanidade em suas diferenças significativas, ela inicialmente privilegiou as áreas de civilização exteriores à nossa. Devemos reconhecer que o conhecimento antropológico de cada cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras culturas e que somos uma cultura possível entre muitas mais não única, Implicando um descentramento radical provocando uma ruptura com a idéia de que existe apenas um centro do mundo.