O estresse na escolha na adolescência
O sujeito no processo de escolha profissional na adolescência sofre influência de variáveis, como pressão dos pais e o vestibular, que afetam diretamente essa escolha e isso é um aspecto que deve ser considerado pelo profissional durante o processo de orientação.
O adolescente se vê diante de uma situação conflituosa, de uma oportunidade de fazer um curso superior, que para a sociedade é algo essencial. E ao mesmo tempo, a insegurança de não saber o que quer, muitas vezes por não ter o conhecimento dos cursos disponíveis levando-o a terem dificuldades na tomada de decisão.
Quando o sujeito enfrenta essa situação de variedade de opções e as pressões em todos os lados, o sujeito se sente pressionado/obrigado a tomar uma decisão, e assim aparecem os sintomas de estresse. Para alguns autores do texto a habilidade para lidar com o estresse e com a ansiedade pode ser mais importante que a própria escolha que o adolescente tem que fazer. O estresse provoca tanto reações físicas como as psíquicas e isso afeta significadamente os estudos, na concentração, atenção, sono, aspectos que são muito