O estopim para o inicio da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato de Francisco Ferdinando herdeiro do trono austr aco assim pr ncipe do imp rio Austro
368 palavras
2 páginas
O estopim para o inicio da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato de Francisco Ferdinando herdeiro do trono austríaco e príncipe do império Austro-Húngaro, foi assassinado por um jovem que integrava um grupo sérvio chamado mão-negra que era contra a influência da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. O descontentamento da Itália E Alemanha em relação á partilha de territórios asiáticos e africanos gerou uma rivalidade e ganância contra os países que integravam o grupo do neocolonialismo pertencentes as melhores partes dos continentes asiáticos e africanos.
A França e Inglaterra ficaram com os melhores territórios, riquíssimos em matéria prima e mercado consumidor acontecendo assim a insatisfação da Itália e Alemanha resultando em uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
No fim do século XIX, a França havia perdido a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha durante uma guerra chamada Franco Pussiana.
Em 1882 formou-se a Tríplice Aliança que era integrada pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (Em 1915 a Itália passou para a outra aliança) do outro lado a Tríplice Entente, fundada em 1907 e integrada por França, Rússia e Reino Unido. O Brasil também esteve presente na Guerra, mais somente levando auxilio aos países pertencentes a Tríplice Entente.
Em 1917 Os Estados Unidos entrou na guerra aliado á Tríplice Entente fazendo assim com que a mesma saísse vitoriosa da guerra e forçando os países que perderam a guerra assinarem a rendição.
Os países que perderam a guerra além de milhares de soldados mortos tiveram muito mais consequências negativas, principalmente a Alemanha que foi extremamente humilhada no tratado de Versalhes e teve como punição o seu exercito diminuído por volta de apenas 100 mil homens, devolução de terras riquíssimas em minérios, teve que se desarmar completamente e como se não bastasse teve que pagar indenizações altíssimas aos países vitoriosos.
Uma das causas da grande hostilidade na primeira guerra mundial era o sentimento