O estilo de vida criado pelos Franceses e sua influência nos dias atuais
FACULDADE DE DIREITO
Métodos e Técnicas de Pesquisa Jurídica
Professor: Ronaldo Lobão
Aluna: Cássia Wermelinger Lach Machado
1º Período – T1
PRÉ PROJETO DE PESQUISA JURIDICA
“O estilo de vida criado pelos Franceses e sua influência nos dias atuais”
NITERÓI
8 de Abril de 2014
SUMÁRIO:
I – Apresentação II - Objeto
III – Objetivos
IV – Metodologia
V – Bibliografia
I - INTRODUÇÃO
A palavra estilo pode ser definida como refinamento, bom gosto. Essa definição surgiu na França na década de 1660 quando em Paris iniciou-se um reinado sobre o modo luxuoso de se viver que ainda perdura nos dias atuais. Foram estabelecidos novos padrões para a culinária, moda e decoração de interiores tornando a França símbolo de sofisticação.
Implantando ideais como o atrelamento do chique ao caro e as tendências, foi iniciada a era do consumismo. Por obra de Luís XIV os sapatos, penteados, diamantes, a culinária e até o champanhe se tornaram símbolos de elegância. Toda essa cultura ensinada pelo monarca representa ate hoje qualidade de vida.
II - OBJETO Hoje a cidade de Paris é associada ao estilo, mas isso não ocorria até o inicio do reinado de Luís XIV, por tal motivo acredita-se que essa transformação se deu por muito mais que uma tendência nacional; foi, na realidade, um assunto de Estado.
O monarca colocou em pratica planos ousados para o embelezamento da cidade, como a importação de cisnes. Ele queria o estilo e estava determinado a conseguir, pensava em tudo e parecia saber exatamente a imagem que ele desejava que viesse a mente sempre que alguém pensasse em Paris ou na França.
A vida e a pessoa do monarca eram um exemplo de paixão pela perfeição estética. E a combinação do estilo pessoal do rei com o espirito de negócios de seu ministro de finanças deu a França sua nova imagem nacional, ao conquistar o monopólio do mercado de luxo. Foi criada assim a primeira economia movida