O Estado Físico das Substâncias
Quando acontece de uma substância passar de uma fase para outra, dizemos que ela mudou de estado físico ou estado de agregação da matéria, ou seja, houve uma mudança de estado ou mudança de fase.
Estado Sólido
Este é o estado físico que existe maior força de coesão entre os átomos e moléculas que constituem as substâncias. Esse fator faz com que as matérias que se encontram nessa fase, tenham forma e volume bem definido como, por exemplo, um cubo de gelo e uma barra de ferro.
Nesta fase, apesar de existir forte força de ligação entre os átomos, eles ainda se encontram em constante estado de vibração ao redor da sua posição média de equilíbrio, mas não sofrem o movimento de translação. Na natureza, as substâncias que estão nessa fase se apresentam, a maioria, na forma de cristais, ou seja, os átomos que constituem essas matérias se organizam de forma regular através de uma estrutura que se repete ordenadamente em todo o material.
Estado Líquido
Neste estado, as substâncias possuem volume definido, mas formas variáveis, pois a força de coesão entre átomos é mais fraca, fato este que faz com que eles tenham mais liberdade para se locomover e vibrar dentro da substância. Em razão da força de coesão ser menos intensa, os átomos das substâncias que se encontram nessa fase