O Estado De Rond Nia Privilegiado Em
Relevo
O relevo do Estado de Rondônia é composto basicamente por planícies e planaltos baixos, esses possuem, em média, altitudes que variam entre 90 a 1000 metros em relação ao nível do mar.
Desse modo, o tipo de relevo que predomina no território varia de 100 a 600 metros, isso em, aproximadamente, 94% de toda área estadual, o restante atingem elevações superiores a 600 metros.
No entanto, o relevo apresentado é constituído por quatro unidadesgeomorfológicas: Planície Amazônica, Setentrional do Planalto Brasileiro, Chapada dos Parecis e Paacás Novos e Vale do Guaporé-Mamoré.
Clima
No território do estado é possível identificar três tipos de climas:
- Equatorial: possui temperaturas elevadas aliadas a uma grandeumidade, há somente três meses sem ocorrência de precipitação (chuva). Essa característica climática gera influência no norte do Estado, nas áreas limítrofes com o Estado do Amazonas e entorno de Porto Velho.
- Quente e úmido: consiste em uma grande quantidade calor e muita chuva, o período de seca dura até dois meses.
- Quente e semi-úmido: esse exerce influência restrita a parte oeste do Estado onde estão situados os municípios de Colorado e Cabixi.
Em âmbito mais abrangente, em Rondônia as temperaturas médias anuais variam entre 24° a 26ºC, no decorrer dos meses de junho, julho e agosto a temperatura cai, chegando a atingir até 8ºC, isso acontece devido a passagem de uma frente polar. O mês mais seco é julho e o mais chuvoso é setembro. No Estado, os índices pluviométricos anuais variam entre 1.800 a 2.400 mm.
Vegetação
A cobertura vegetal do Estado é diversificada, apresentando vários tipos de vegetação dos quais se destacam:
Floresta Ombrófila Aberta
Esse tipo de vegetação é a que mais predomina no