O estado constitucional de direito e a segurança dos direitos do homem
Administração de Empresas
Técnicas de Negociação – Profª Silmara
Negociação em Contexto Sistêmico
Nome:
São Paulo
13/03/2012
Perspectiva da negociação em um contexto sistêmico
Para entender a importância da abordagem sistêmica no campo da negociação, torna-se essencial ter um conhecimento prévio da “arte de negociar”, bem como conhecimento de seus conceitos e de sua importância em um contexto global.
Em recente congresso europeu, o professor Manfred Perlitz (guru alemão na área econômica) elegeu a negociação, a capacidade influenciar e o relacionamento como os três grandes diferenciais competitivos do século XXI.
Negociar tornou-se fator determinante para uma vida profissional, e até mesmo pessoal, bem-sucedida.
A negociação é uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo moderno, tendo em vista a crescente pressão que as empresas e pessoas sofrem para manter e elevar sua performance.
A arte de negociar ideias, projetos e bens materiais tem sido buscada por todos aqueles que reconhecem que as pessoas são passagem obrigatória nesse processo.
Na maior parte do nosso tempo estamos envolvidos em negociações.
No passado o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos.
Atualmente esse negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazos todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos.
Dez definições da palavra Negociação: 1. Negociação é o uso da informação e do poder com fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão. (Cohen, 1980) 2. Negociação é o processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes. (Nierenber, 1981) 3. Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. (Fisher e Ury, 1985) 4. Negociação é um processo de inteiração potencialmente