O Estado Burguês
A Revolução Francesa foi um movimento iniciado pela burguesia em 1789, interessada no atendimento de suas aspirações econômicas e sociais, com a importante participação dos camponeses e das massas urbanas que viviam na miséria.A burguesia exigia a garantia de seus direitos, numa sociedade onde, apesar de sustentarem o Estado e de ser a classe social economicamente dominante, sua posição política e jurídica era limitada em relação aos privilégios do clero e da nobreza, que estavam livres de pagar impostos.
O Estado para o marxismo
O Estado é a uma organização - ou um conjunto de instituições - que visa garantir a dominação de uma classe sobre a outra. Segundo Engels as características fundamentais (histórico-universais) de qualquer aparelho estatal - seja ele escravista, feudal, capitalista ou socialista - são: a) existência de aparelhos de repressão estrito senso (exército, polícia, tribunais) separado do povo em armas e; b) de um aparelho de coleta de impostos, c) articulados por um poder político classista. O conjunto de indivíduos responsáveis por estas tarefas formaria a burocracia estatal.
Os diferentes tipos de Estados correspondem, necessariamente, aos diferentes tipos de relações de produção - escravista, feudal, asiático, capitalista e socialista. Mas, cada tipo particular de Estado organiza a dominação de classe de uma maneira também bastante particular. Organiza de uma maneira particular a relação entre coerção e o consenso (ou hegemonia) - através do direito, da ideologia e dos aparelhos de estado.
Tipos e formas de Estado
Um dos principais meios de embaralhar a questão do Estado