O Estabelecimento Das Fronteiras Brasileiras
-Introdução
Brasil Colonial (ou América Portuguesa)
Fase das descobertas
Fase da colonização
Brasil Independente
Império
República
Limites com a Argentina
Limites com a Guiana Francesa
Limites com a Bolívia
Limites com o Peru
Limites com a Guiana Inglesa (atual Guiana)
Limites com a Guiana Holandesa (atual Suriname)
Limites com a Colômbia
Limites com a Venezuela
Mapas
Conclusão
Referências
Bibliografia
Introdução - FRONTEIRAS DO BRASIL
A formação do território do que hoje chamamos Brasil, começa na partilha dos continentes a serem conquistados por portugueses e “espanhóis”, e também a constituição das fronteiras com os outros países da América do Sul, questão esta que somente será encerrada no século XX.
Brasil Colonial (ou América Portuguesa)
Fase das descobertas
Como colônia ultramarina de Portugal até as primeiras décadas do século XIX, o Brasil tem a sua configuração territorial resultante de um processo de ocupação, exploração econômica e diplomacia internacional iniciado com a colonização portuguesa.
Esta fase inicia-se com a partilha luso-espanhola das terras encontradas a partir do final do século XV, cuja mediação seria realizada pela Santa Sé a única e verdadeira autoridade supranacional que era admitida pelos reinos cristãos. Assim, as várias bulas papais vão garantir a Portugal a missão de catequese nas áreas ultramarinas recém-descobertas (como Madeira, Açores, Cabo Verde e São Tomé), o que significava a posse destes territórios. Porém essas bulas, como é o caso da mais conhecida delas, a Inter Coetera (1493), privilegiava os espanhóis no tocante à posse do novo continente (a América), já que a linha demarcadora garantiria a Portugal apenas a posse da África e de algumas ilhas no Atlântico.
Os portugueses sentindo-se prejudicados tentaram outras negociações, reivindicando um espaço marítimo a Ocidente calando a respeito de reservar para si o caminho marítimo para as Índias. Assim, devido aos protestos lusitanos, foi