O Espírito Santo
JESUS, que havia reunido os discípulos, falava do que aconteceria naqueles dias vindouros. A missão que o Pai lhe confiara estava prestes a terminar e era necessário que JESUS voltasse para Aquele que o havia enviado (vs 5).
JESUS enfatiza que o Consolador viria para continuar o plano da redenção do homem, planejado por DEUS. E JESUS destaca que o Espírito Santo convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (vs 8). E o Espírito Santo de DEUS veio, conforme a palavra de JESUS, e foi derramado em Jerusalém (Atos 2:1-5).
Quem, por mais puro que possa ser, pode convencer o homem do pecado? O pecado está ligado à natureza humana, desde a queda. O pecado ronda, ataca e destrói todo aquele que é seu servo. O homem, além de não admitir seu pecado, faz a vontade da carne. E a concupiscência da carne leva a morte (Tg 1:14-15).
Então há necessidade que uma pessoa (O Espírito Santo de DEUS é uma pessoa) com poder sobrenatural intervenha a favor daqueles que querem, e não conseguem por si só, abandonar o pecado. Ele, Espírito Santo, tem a capacidade de apontar os pecados e libertar o homem para DEUS.
Qual o advogado ou juiz, por mais sábio que seja, pode convencer o homem da justiça? Quantas vezes lemos, ou vemos nos jornais televisivos, a respeito desses profissionais envolvidos em escândalos? E isso já existia nos tempos de JESUS aqui na terra, bastar ler sobre os principais do povo que, praticando injustiças, enganavam as pessoas e queriam matar o SENHOR (Lc 19:47). A injustiça opera no mundo em grande escala.
Então como convencer o homem da justiça, num mundo injusto? Impossível para o homem, mas possível para DEUS através do Seu Espírito Santo. A justiça de DEUS está entre nós, aqueles que o servem através da aceitação de