O espelho tem duas faces
O Espelho Tem Duas Faces, narra a historia dois professores da Columbia University sentem-se solitários, pois não conseguiram se envolver com quem eles queriam. Ele, Gregory Larkin (Jeff Bridges), é um professor de matemática extremamente introvertido e que ainda idolatra Candy (Elle Macpherson), a antiga namorada que o trocou por outro. Ela, Rose Morgan (Barbra Streisand), é uma professora de literatura muito comunicativa, que viu sua grande paixão, Alex (Pierce Brosnan), se casar com Claire (Mimi Rogers), sua irmã. Ao ver o anúncio de Gregory em um correio sentimental, ela decide responder como se fosse apenas Rose, já que ambos pertencem a mesma universidade. Após alguns encontros totalmente platônicos Gregory pede Rose em casamento, mas decidem ter um união baseada apenas nas suas preferências intelectuais e totalmente desprovida de sexo. No início ela consegue suportar tal situação, mas com o tempo a relação entra em crise e ela decide se produzir, para conquistar realmente seu marido e ter um casamento de fato e não apenas de direito.
Em uma das passagens do filme, Gregory assiste a uma aula ministrada por Rose , sobre amor romantico , sobre o qual Rose fala que ‘‘os contos de fada sempre acabam em casamento, porque os casamentos na verdade, são o fim do conto de fadas, ou seja do sonho romântico.’’ Neste momento, Gregory sai do auditório e não ouve o restante da aula, onde ela fala que apesar disso, as pessoas devem continuam a buscar o romantismo nas relações.
Nesta situação , encontramos um mecanismo de defesa , a negação: processo pelo qual o indivíduo, embora formulando um de seus desejos, pensamento ou sentimento, até aí recalcado, continua a defender-se dele, negando que lhe pertença.
Essa saída de Gregory, nada mais é do que uma negação dos sentimentos que o conteúdo da aula lhe trouxeram. Conteúdos recalcados, naturalmente. A menção de palavras "amor", "paixão" e "casamento", fizeram que com que estes conteúdos