O espaço urbano comandado pelo homem
O homem tem transformado profundamente a natureza, destruindo espécies animais e vegetais, e nos centros urbanos, o seu modo de vida está diretamente ligado à forma com que a cidade se desenvolve.
O desenvolvimento e o crescimento dos centros urbanos muitas vezes não ocorrem de maneira planejada, ocasionando vários transtornos para quem os habita. Alguns desses problemas são de grandeza ambiental e atrapalham as atividades da vida humana nesses locais.
Toda cidade é caracterizada pela aglomeração de pessoas, nas grandes cidades a concentração de pessoas gera vários detritos ou sujeiras provocadas pelas relações sociais (industriais, comerciais, culturais e residenciais).
As grandes cidades vêm sofrendo muito com a poluição que aumenta a cada dia. Os poluentes são muitos e vem de diversas maneiras, a mais importante delas são os carros que poluem dia e noite. Os centros das cidades são os mais prejudicados. Algumas medidas foram tomadas para diminuir o nível da poluição, mas sabemos que está longe de ser o ideal.
O problema da poluição urbana ocorre desde o século XIX, na Inglaterra no início da revolução industrial, hoje, depois que o mundo passou por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, esse se encontra com uma população de mais ou menos 6 bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição.
A poluição nas regiões urbanas tem aumentado devido à crescente atividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.
Quanto ao problema do lixo, ele se insere numa ampla discussão sobre as questões de saneamento básico. A título de informação, é importante deixar claro que o saneamento básico — conjunto formado pelos serviços de limpeza urbana, serviços de canalização de água e de esgoto etc. — é fundamental para a manutenção