O espaço geográfico
O espaço geográfico
O conceito lugar, um dos principais da geografia, está ligado a espaços que nos são familiares, que fazem parte de nossa vida. Durante nossa existência, podemos mudar de lugar várias vezes. Cada mudança exige que passemos por um processo de adaptação sem, no entanto, perder nossa identidade, que se remonta ao nosso lugar de origem.
O nosso lugar não é uma realidade sozinha ou isolada. Ele fez parte de um conjunto de lugares, marcados por diferentes naturezas, mais unidos por uma complexa rede de relações (políticas, econômicas e sociais), que se estabelecem em diferentes escalas: local, regional, nacional e global. A esse conjunto de lugares e suas relações com outros lugares denominamos espaço geográfico.
Segundo os geógrafos franceses Max Sorre e J. Gottman, espaço geográfico é o espaço “acessível aos homens e por eles utilizado para sua existência”. Com o desenvolvimento tecnológico, o espaço geográfico abrange toda superfície terrestre.
Um espaço diferenciado
O espaço geográfico apresenta-se diferenciado, pois resulta de um passado histórico, das características da população, da organização social e econômica e dos recursos técnicos dos povos que habitam seus diferentes lugares.
O principal agente transformador do espaço é o homem. A partir do momento que ele passou a usar os recursos naturais para sua sobrevivência, começou sua intervenção na natureza.
Sabemos que essa intervenção nem sempre respeitou o equilíbrio do meio natural. À medida que a tecnologia humana foi se sofisticando, os impactos ambientais foram se intensificando.
Espaço, paisagem e tempo
Como a paisagem é a representação do que percebemos das relações que ocorrem no espaço