O Equil Brio Cido Base
As sequencias de reações em um organismo, só poderão ocorrer se o trânsito de íons em meio aquoso for estável, e para isso a composição e a osmolaridade deverão estar em um equilíbrio dinâmico. Para que esse equilíbrio seja mantido, é necessário o controle da concentração de hidrogênio (pH) a fim de que as reações não sejam perturbadas por variações acido básicas.
A homeostase dos íons, principalmente H + e OH -, pode ser traduzida por um único termo: o equilíbrio ácido-básico.
Na manutenção do equilíbrio ácido básico participam principalmente os pulmões, rins e os sistemas de tampões orgânicos.
Rins atuam na eliminação de H+ presente na circulação;
Os pulmões controlam a eliminação de H+ do organismo, utilizando o íon bicarbonato na produção de CO2 e H2O.
Antes de descrever os mecanismos atuantes, é importante entender a funcionalidade desse sistema que colabora com a Homeostase. Sabe-se que a produção iônica dentro do organismo garante um pH em torno da neutralidade que é constante e necessário para a ocorrência das reações químicas. Um desequilíbrio de pH seria inevitável se os seres vivos não possuíssem diversas formas de compensar e anular estas variações. Assim, pode-se dizer que o pH sanguíneo é mantido dentro de um nível padrão.
.Vários fatores podem levar a um desequilíbrio no pH plasmático, entre eles, a produção de metabólitos em reações de oxidação em nível celular, a absorção de íons através da alimentação e digestão. Cada substância que ingerimos pode resultar na formação de compostos ácidos ou básicos que irão cair na corrente circulatória, podendo assim causar um desequilíbrio indesejável. Para combater esse problema de variação, o ser humano, assim como os animais, possui alguns sistemas de proteção. Podemos separar em sistema tampão, regulação renal e regulação respiratória.
Tampão extracelular
.O HC0 3 é o sistema tampão mais importante do líquido extracelular e possui uma grande capacidade para evitar mudanças