O envelhecimento populacional e o impacto na politica de saude frente ao sistema único de saude-sus
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL
FÁBIA EQUITÉRIA SANTOS DA COSTA
Trabalho Profissional,Política Social II,Políticas Publicas da Família,Metodologia da Pesquisa, Direito e Legislação Social.
MOGI DAS CRUZES - SP 10-05-2013
Fábia Equitéria Santos da Costa
Trabalho Profissional, Política Social II,Políticas Publicas da Família,Metodologia da Pesquisa, Direito e Legislação Social.
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Política Social II, Política Publicas da Família, Metodologia da pesquisa, Direito e Legislação Social. Orientadores: Clarice da Luz Kenkamp,Valquira Aparecida Dias Caprioli,Maria Lucimar Pereira,Maria Ângela Santini,Rodrigo M.Trigueiro,Jossan Batistute.
MOGI DAS CRUZES - SP
10-05-2013
O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLITICA DE SAUDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE-SUS
A população idosa mundial cresce em ritmo acelerado e o Brasil segue esta tendência. Entretanto, diante dos limitados recursos financeiros disponíveis à saúde, e considerando que a população idosa é a faixa etária que mais consome medicamentos - que devem ser utilizados com maior cuidado nesses pacientes devido a alterações fisiológicas que ocorrem com o aumento da idade -, os estudos farmacoepidemiológicos tornam- se fundamentais para traçar o perfil de utilização dos medicamentos a fim de adotar medidas estratégicas para garantir o acesso e o uso racional desse importante recurso terapêutico, principalmente para os pacientes idosos, devido às suas particularidades e necessidades relacionadas ao envelhecimento.
No Brasil, em 2008, os idosos representavam 9,5% da população, de