O ENSINO E A APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS
O ensino e a aprendizagem nos dias atuais
O processo de ensino-aprendizagem nos dias atuais requer uma série de fatores internos e principalmente externos ao ambiente escolar. Os modelos de educação de um indivíduo estão baseados de acordo com seu convívio e comunidade a qual pertence, sendo assim, podemos distinguir seu grau de letramento de acordo com suas particularidades e desenvoltura a cerca da discussão de temas relevantes para a sociedade em que vive.
Ao chegar na escola, o educando desde seus primeiros passos no ambiente escolar, já traz consigo uma bagagem própria de conhecimentos adquiridos do ambiente externo, ou seja, da comunidade a qual pertence, trazendo saberes a serem lapidados pelos educadores, estes por sua vez, encontram de forma também particular seus meios para orientar este indivíduo ao processo infinito de ensino-aprendizagem. Embora esse processo seja infinito, existem fatores que levam o educador a compartilhar experiências diversificadas em meio a um mar de redes interligadas através das ondas virtuais no mundo cada dia mais conectado com a internet, fazendo com que as formas de aprender e ensinar tomem rumos distintos com um mesmo objetivo.
E então, o que devemos ensinar? Como devemos aprender? Ensinar e aprender é uma troca entre educador e educando, o que antes mantinha o professor como o “detentor do saber”, hoje encontramos o professor como o “pesquisador” para orientar os educados, - o que não é tarefa fácil – nesta busca pelo conhecimento e pela certeza das regras gramaticais e das fórmulas aritméticas, entre outras coisas. Com a disseminação da internet, vivenciamos outras formas de educar; digo que estamos para orientar, pois o conhecimento está para todos. Podemos estudar de acordo com nossas necessidades: estudar em casa através dos cursos a distância, semipresencial... enfim, podemos aprender, basta querer.
Enquanto isso, o professor é o educador que precisa estar informado e