O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias
Instituto de Ciências da Educação
Programa de Pedagogia
Disciplina: Fundamentos da Didática
Prof. Cleise Abreu
Discente: Janderson dos Santos Pereira
Resumo do texto O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias de Vani Moreira Kenski
O ensino hoje, e sempre...
A autora parte do princípio de que a educação escolar não sofrerá mudanças significativas no que diz respeito ao fato de as novas tecnologias tornarem-se ferramentas importantíssimas no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, principalmente nas escolas públicas. Ela defende a ideia de que a escola ainda permanecerá a mesma por um tempo: “seriada, disciplinar; com turmas razoavelmente grandes; professores e alunos interagindo em um mesmo ambiente físico – a sala de aula – com o objetivo explícito de ensinar e aprender” (p.128). Esse quadro em que se encontra o ensino parece ser irreversível para algumas pessoas. Mas isso nem sempre foi assim. Trata-se de um processo relativamente recente se comparado com a história da humanidade.
As pessoas mudaram...
As novas tecnologias invadiram o cotidiano das pessoas. Tornaram-se essenciais no que diz respeito às comunicações. Com o advento dos eletrônicos, as informações passam a chegar às pessoas com uma maior velocidade. Os textos eletrônicos passam a ser usados com maior frequência. Isso tende, ao que parece (segundo a autora), a uma “diminuição gradativa do suporte impresso (livros) para o uso generalizado de textos eletrônicos (palavras, sons e imagens) guardados não mais em bibliotecas, mas em bases eletrônicas de dados, e disponível a qualquer momento em grandes redes comunicacionais” (p. 129).
...mas a escola, continua a mesma!?!
A autora nos apresenta um panorama de uma escola que está apenas “assistindo” o surgimento de novas tecnologias e não se utilizando dessas no processo de ensino/aprendizagem. As aulas ainda são ministradas pelos professores sem o