O Ensino e Aprendizagem da Matemática – Sequências Didáticas - adição e Subtração
É importante ressaltar que as atividades apresentadas têm dois propósitos específicos: um formativo, pois contribui para estruturar todo o pensamento e agilizar o raciocínio dedutivo e outro instrumental, por ser a matemática uma ferramenta que está a serviço na resolução de problemas do cotidiano.
Sequências Didáticas
A sequência didática é um conjunto de propostas relacionando a um conteúdo, com uma ordem de desenvolvimento. Um dos pioneiros em pesquisas sobre como os alunos aprendem Matemática, o francês Guy Brousseau desenvolveu a Teoria das Situações Didáticas, que se baseia no princípio de que “cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação”, entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas.
Uma boa sequência didática para trabalhar a adição e a subtração com as turmas das séries iniciais do Ensino fundamental contempla em suas etapas os quatro tipos de situação didática descritos pelo educador:
-Ação: Fase na qual as crianças tomam decisões, respondem a perguntas, colocando seus saberes em prática para resolver um problema proposto, como uma questão que envolva a comparação de dois números. É quando surge um conhecimento não formulado matematicamente.
-Formulação: Quando os alunos são levados a explicitar as estratégias usadas para chegar àquele resultado. Para isso, precisam