O ensino particular no brasil
O texto escrito pelo professor Gilmar Ramos da Silva (UFPA), demonstra os problemas educacionais que afetam nosso país, tomando a escola particular como exemplo do déficit educacional brasileiro. Em seu discurso ele aborda a diferença existente entre o ensino particular brasileiro e o sistema educacional público de outros países, demonstrando que as escolas particulares do nosso país também possuem um ensino deficiente, apontando diversos fatores que levam ao fracasso educacional brasileiro.
O que percebemos durante a leitura do texto é a principal missão da escola privada é a de, efetivamente, oferecer a melhor educação e poder dizer que está formando "o melhor aluno". O educador que atua junto aos jovens de classe média e média alta tem de fazer deles cidadãos responsáveis. Enquanto os pais dos alunos sentem-se confortáveis em saber que seus filhos estão em uma boa escola, mas uma boa escola enquanto nível nacional, na qual os alunos não se igualam ao nível de conhecimento de alunos de escolas públicas de outros países.
Na rede privada, a questão da formação docente é menor do que nas redes públicas porque a instituição, por meio dos salários, consegue escolher um pessoal mais qualificado. O grande problema da maioria dos professores não é o domínio do conteúdo de sua matéria e sim um conhecimento de mundo. Aqueles que têm acesso a recursos tecnológicos, curiosidade e domínio da ciência e da leitura passam isso para seus alunos. Na medida em que se começa a refletir com os educadores sobre ações pedagógicas, definição de projetos interdisciplinares ou pluridisciplinares, o trabalho do docente particular acaba dando melhores resultados. Para isso, a escola particular está mais aparelhada.
Educação e qualidade são teclas que batem juntas quando se trata das necessidades do Brasil. E a prioridade nesse campo é, sem dúvida, o Ensino Fundamental na escola pública, à qual a maioria dos brasileiros tem acesso. O ensino privado, no