O ensino de língua estrangeira moderna na rede estadual
Universidade Paulista
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa
O Ensino de Língua Estrangeira Moderna na Rede Estadual
Nome: Luana Cruz
SJC
2011
Objetivo
Nosso trabalho tem como principal objetivo identificar as estratégias desenvolvidas, para o ensino eficaz de Língua Estrangeira.
O CEL (Centro de Estudos de Língua) tem como principal meta propiciar aos alunos diferentes oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão lingüística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas contemporâneas, além de ampliar as habilidades para inserção no mercado de trabalho.
Justificativa
Analisando o mercado de trabalho nos dias de hoje, e a exigência do conhecimento de uma língua estrangeira, percebemos a necessidade de oferecer o ensino de línguas estrangeiras modernas, sobretudo na atual visão globalizada.
Sendo a língua estrangeira um instrumento de comunicação e um ato social que pressupõe a existência de um emissor, aquele que fala ou escreve, de um receptor, aquele que ouve ou lê, inserido em um determinado espaço social e cultural.
Relevâncias
O ensino de Língua Estrangeira Moderna na Rede Estadual
Os jovens de hoje em dia, possuem os mesmos interesses em relação a filmes, musicas internacionais, livros, jogos e páginas da internet, e utiliza-se a língua materna, o inglês e também o espanhol para ter acesso a tais atividades. Por isso o Ensino de Língua Estrangeira vem se modificando e hoje busca como principal objetivo fazer com que os estudantes participem ativa e criticamente de um mundo com fronteiras diluídas no que diz respeito ao acesso à informação.
“O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento mas jamais dizem o que é o conhecimento. ( …) Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as