O ensino de história
Luciléia Sênior de Lima (UEPB)
Luci.leia.Lima@hotmail.com
Resumo:
A educação voltada ao ensino e aprendizagem tem-se tornado um desafio para os professores, principalmente na disciplina de História onde muitos alunos acreditam que a mesma é composta somente de narrativa épica, permeada de grandes nomes e feitos. Ao ensinar História, o professor tem a oportunidade privilegiada de levar o estudante a estabelecer com esse campo de estudo uma relação duradoura, que ultrapasse os limites da escola. É esse o momento de apresentar aos alunos as ferramentas que podem auxiliá-lo a conhecer História. É nessa perspectiva que este artigo vem discutir algumas estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem deste componente curricular. Neste sentido é perceptível que o ensino de História, tem por função, tanto proporcionar a aprendizagem de conceitos inerentes a disciplina e conteúdos curriculares, quanto contribuir para o desenvolvimento de habilidades preconizadas para essa etapa da escolarização.
Palavras-chave: Ensino de História. Metodologia. Aprendizagem.
Eixo Temático 10: Práticas educativas, culturas e diversidades e memória e História da Educação.
Introdução
A inovação no método didático de ensino faz com que diminua a preocupação do professor de História em passar para os alunos aquelas seqüências cronológicas que inicia da história da humanidade até os dias modernos. O ensino e aprendizagem de História no ensino fundamental encontram êxito quando o educador procura um método que estimule o aluno a participar das aulas dando sua opinião sem ter medo de argumentar.
É preciso antes de iniciar um trabalho fazer uma reflexão sobre o que será feito. Esta ocorrência é feita por Conceição Aparecida Cabrini na Revista de História da Biblioteca Nacional. “Cabe aos professores mudar a pergunta que ordenamento fazemos: em vez de por que isso