O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS FRONTEIRA OESTE- IFMT
DEPARTAMENTO DE FÌSICA
LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Cristiane Pigosso Sampaio
Pontes e Lacerda, ... de abril de 2013.
JUSTIFICATIVA
O objetivo desse estudo é levantar algumas possibilidades do ensino de Física para alunos com necessidades educacionais especiais.
Observando as dificuldades encontradas por esses alunos no ambiente escolar tendo em vista que estes têm o direito de frequentar o ensino regular e terem acesso a um ensino de qualidade assegurado pela Constituição Federal (1988) “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família”, quanto na Diretrizes e Bases da Educação Nacional, surgiu o interesse em aprofundar os conhecimentos sobre o tema após alguns estudos sobre o mesmo no decorrer do curso e pelo fato do curso de Licenciatura em Física ser um curso de formação inicial, que prepara professores para atuar nas series finais do ensino fundamental e ensino médio, podendo ser estendido para algumas modalidades de ensino.
As instituições de ensino estão buscando cada vez mais pela inclusão que segundo Moriña (2010, pg. 10) “pode ser definida como um modelo de educação que propõe escolas onde todos possam participar e sejam recebidos como membros valiosos dela” e para tal devem garantir “a educação a todos os alunos, indistintamente, em escolas comuns de ensino regular e a complementação do ensino especial”, complementa Mantoan (2008, pg. 19), ou seja, os alunos com deficiência terão acesso ao ensino comum e receberão as complementações educacionais especificas no contra turno, segundo essa mesma autora isso “provoca a escola comum, para que de contas das diferenças na sua concepção, organização e práticas pedagógicas” tendo que se reorganizar para atender as especificidades dos