O ensino das ciências naturais
TEMA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS.
TÍTULO
O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
OBJETIVO Tornar nossos alunos hábeis observadores. Uma observação cuidadosa e exata é essencial às atividades realizadas pelos alunos.
JUSTIFICATIVA Observar de modo correto significa usar inteligentemente nossos sentidos: visão, audição, tato, olfato e gustação. Os alunos “sentem” pelo tato, a penugem dos animais, a suavidade das folhas de uma planta; vêem os pássaros e ouvem o barulho do vento; sentem o perfume das flores e o gosto das frutas.
INTRODUÇÃO Serão apresentados, a seguir, exemplos de atividades que poderão ser realizadas com o objetivo de desenvolver as habilidades desenvolvidas pelos alunos com ensino de Ciências Naturais. São atividades previstas para Educação Infantil.
DESENVOLVIMENTO Planejamento de uma aula de Ciências, favorecendo o desenvolvimento de três habilidades, pelos alunos.
Principio: Os objetos podem ser identificados pela sua forma. Procedimento: Desenhar no quadro giz o contorno de vários objetos que são identificados pela sua forma. Ex: Borboleta, lápis, cenoura, bola e caixa de sapato.
• Pedir às crianças para identificarem cada objeto.
• Explicar-lhes que os objetos também podem ser descritos pela forma.
• Solicitar os vários alunos que descrevam e identifiquem as formas de vários objetos (ou de suas partes).
Princípios: Os animais são diferentes das plantas. Os animais e as plantas têm algumas semelhanças.
Procedimentos: Reúna as crianças em volta de plantas e animais. Deixe-as observarem por um instante para satisfazerem sua curiosidade.
• Faça-as sentarem no chão ou em cadeiras, em volta das plantas e animais.
• Peça-lhes que separem as plantas dos animais.
• Pergunte-lhes em que os animais e as plantas se assemelham. Elas provavelmente irão dizer que ambos são seres vivos, crescem e precisam de comida, água e ar.
Príncipio: Os animais