O ensino da literatura conforme os pcns
Todo processo pelo qual o aluno percorre durante sua vida estudantil certamente, dispõe de sua importância. Desde a fase em que ele é alfabetizado, em que vai passar a ver o mundo de forma diferente através da leitura, até a última etapa denominada Ensino Médio. E é nesta etapa que nos deteremos considerando a sua contribuição à formação discente. Formar o aluno para que este consiga ingressar carreira no Ensino Superior, bem como atuar no mercado de trabalho, mediante sua formação básica.
Neste ultimo caso, conceberemos o Ensino Médio concebido como um ensino profissionalizante, e, portanto comprometido por uma prática de caracteres tecnicistas que preocupava- se, primordialmente, em preparar o jovem para desempenhar uma função dentro de alguma empresa. Isto é, tinha por finalidade preparar para o mercado de trabalho.
No entanto, os PCN+ (2002, p. 08) nos advertem que o ensino médio atualmente confere uma concepção diferente:
O novo ensino médio, nos termos da Lei, de sua regulamentação e encaminhamento, deixa portanto de ser apenas preparatório para o ensino superior ou estritamente profissionalizante, para assumir a responsabilidade de completar a educação básica. Em qualquer de suas modalidades, isso significa preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente, seja no eventual prosseguimento dos estudos, seja no mundo do trabalho.
Mediante o exposto, podemos avaliar que a nova proposta para o Ensino Médio requer uma integração das disciplinas, visto que informações superficiais e isoladas que o sujeito recebe na fragmentação das áreas de conhecimento se dissipam com o passar do tempo. Verificamos que a preocupação agora é formar o cidadão. O aluno constitui um perfil crítico, capaz de argumentar, opinar, informar, levantar questionamentos enfim, desenvolve habilidades que contribuem para sua vida e, simultaneamente, para a sociedade. A proposta é que o aluno adquira um