O ensino da evolução das teorias em organizações através de manuais
TAE
O Ensino Da Evolução Das Teorias Em Organizações Através De Manuais
A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS EM ORGANIZAÇÕES
O Momento Histórico da Racionalização
A racionalização no campo das organizações surge no contexto histórico da Revolução Industrial ocorrida no final do século XIX e início do século XX. Seu objetivo prático é determinar cientificamente os melhores métodos para a realização das tarefas dentro dasempresas, num momento em que era imprescindível aumentar a produtividade das organizações, haja vista o surgimento das demandas em massa da população. A racionalização das organizações cresce, portanto, a partir da necessidade de substituição dosmétodos empíricos, os chamados tentativas-erros, por científicos.
Ascensão do Humanismo
Grupo de estudiosos preocupados com a relação entre a condição do elemento humano dentro da organização e a eficiência produtiva através do exame das alterações nas condições de trabalho e seus impactos na produção.
Como resultado deste e de outros estudos, os humanistas apresentaram três proposições fundamentais:
1. O incentivo financeiro não é a única nem pode ser considerado, necessariamente, o principal fator motivador do indivíduo;
2. As atitudes do operário não ocorrem de forma isolada, mas sim de maneira contextualizada à atuação de seu grupo;
3. A especialização funcional não é, em todos os casos, a forma de divisão de trabalho mais eficiente para a organização.
Os humanistas afirmaram existir uma “organização informal” dentro da organização, um sistema social de valores compartilhados pelos operários que definem o seu comportamento.
Funcionalidade e Desfuncionalidade
A organização burocrática foi desenvolvida por Weber (1982) com o objetivo de propiciar um modelo capaz de responder às próprias desfuncionalidades das organizações de seu tempo. A burocracia weberiana vislumbrou fornecer um padrão eficiente de funcionamento para todo tipo de organização,