O ENSINO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Lourdiane de Jesus Damasceno
Prof.ª Adélia Januth Quaresma
Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0468) – Processos de Alfabetização
27/06/2013
RESUMO
A escrita é uma atividade nova para a criança e tem como objetivo fazer alguém ler o que está escrito. A escrita passou por diversas fases até chegar a atual que conhecemos. Essas fases foram: a pictórica, a ideográfica, e a alfabética, fases essas que foram uma maneira de representar memorias coletivas, cientifica, politica, cultural e artística. Na escrita existem sistemas e esses sistemas são divididos entre significado e significante ao mesmo tempo formando o signo linguístico. A criança antes de se tornar alfabética passa por quatro estágios denominados de períodos, esses períodos são os pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Nesses períodos a criança passa por todas as etapas praticando e inovando a escrita conhecendo as palavras, as silabas, os fonemas e os grafemas. Existem também métodos que complementam o ensino da escrita que são os métodos silábicos, de base fônica e analítica. As crianças da pré-escola também podem vivenciar a escrita através de praticas educativas e atividades que aproximam a criança da escrita.
Palavras-chave: Sistemas de escrita. Signos linguísticos. Escrita na pré-escola.
1 INTRODUÇÃO
A escrita é fundamental para o trabalho e o dia-a-dia e vem se desenvolvendo e ganhando relevância nas relações sociais. Para inventar os sistemas de escrita o homem fez um percurso de milhares de anos.
O ato de escrever exercita a arte de pensar. Estamos tão acostumados a escrever diariamente que não paramos pra pensar que nem todos escrevem como nós, pois há muitas pessoas que apenas assinam o nome e não tem a Pratica da escrita. A escrita é fundamental na alfabetização, pois é um período em que a criança encontra barreiras e ao mesmo tempo descobre coisas