O Ensino Bil Ng E De Portugu S Ingl S Na Educa O Infantil 04 A 06 Anos Em Uma Abordagem S Cio Interacionista Segundo L
3432 palavras
14 páginas
O ensino bilíngüe de português-inglês na educação infantil (04 a 06 anos) em uma abordagem sócio-interacionista, segundo L. S. VigotskiCristina Pereira Furtado1
Resumo:
Este artigo tem por objetivo abordar a questão da inserção da língua inglesa numa perspectiva bilíngüe na educação infantil, para crianças em idade pré-escolar, de 4 a 6 anos. Aborda, também, questões como a importância da língua inglesa no mundo atual, que é global, bem como aponta os benefícios que tal aprendizado pode trazer para o desenvolvimento da criança quando respaldado no sóciointeracionismo.
Palavras-chaves: educação infantil, pré-escola, bilingüismo, sócio-interacionismo.
A Lei 9.394/96 da LDB estabelece que a educação infantil é parte integrante da educação
básica
e
tem
como
finalidade
principal
proporcionar
o
desenvolvimento integral da criança, a fim de incorporar seus aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Fica evidente, então, a necessidade da organização de programas de educação infantil de qualidade e que proporcionem um ambiente onde as crianças possam viver situações prazerosas e se desenvolver como cidadãs.
Levando-se em consideração as propostas da resolução (Diário
Oficial da União,13 de abril de 1999. Seção 1, p. 18) que institui as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a educação infantil (1999):
As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil, ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprios,, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual, devem
1
Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Goiás.
buscar a partir de atividades intencionais, em momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim com o provimento de conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores.
O documento indica a importância de tratar a criança como