O Engenheiro e a Comunicação
FEA – FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
RELATÓRIO TÉCNICO
O ENGENHEIRO E A COMUNICAÇÃO
ALUNO: MARCOS ROBERTO DOS SANTOS
RGM: 099517 CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA PROFEESORA: LENITA SAAD
SALTO, FEVEREIRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Com base na última aula da disciplina de Introdução à Engenharia do dia 10/02/2014, esse relatório visa demonstrar situações de comunicação do profissional de engenharia, elencando a sua importância na área de atuação, concomitantemente destaca a importância da dedicação necessária para o bom desenvolvimento no seu ramo de trabalho, que perdurará ao longo de sua vida. Essas informações contemplam os níveis de comunicação que definirá um padrão a ser seguido pelos profissionais de engenharia.
DESENVOLVIMENTO
Sabemos que de nada adianta ser um profissional com excelente idéias, se não colocá-las em prática, ou até mesmo divulgá-las. De acordo com a aula do dia 10/02/2014 a comunicação é um fator primordial para desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, e estão divididos em 06 elementos que deverão ser tratados com clareza para quem deseja se expressar bem, sendo:
Emissor – Quem envia a mensagem;
Mensagem – Assunto a ser transmitido (sempre com clareza)
Receptor – Quem Capta e codifica a mensagem;
Canal de comunicação – Meio de transmissão;
Código – A linguagem deve ser entendida por ambos;
Ruído – Interferências que dificultam a boa comunicação.
Considerando esses 06 elementos, o único que não deverá ser exposto diretamente na mensagem é o RUÍDO, porém deverá ser analisado, para que todo o conteúdo de sua mensagem, não seja interpretado de outra forma ou ás vezes não