O enfrentamento do problema do crack
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4REFERÊNCIAS8
1. INTRODUÇÃO O trabalho que será apresentado a seguir será destinado ao conhecimento e combate ao crack no Brasil, na área de saúde pública, identificando as graves consequências e seu poder de destruição na vida dos usuários e seus familiares e o trabalho feito em nosso município para dar apoio a essas pessoas que passam por esse dilema.
2. DESENVOLVIMENTO
Composição do crack
O crack é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água. Quando aquecido a mais de 100ºC, o composto passa por um processo de decantação, em que as substâncias líquidas e sólidas são separadas. O resfriamento da porção sólida gera a pedra de crack, que concentra os princípios ativos da cocaína.
Sistemas de tratamento: A internação é indicada para pessoas que necessitam de uma intervenção mais intensiva para deixarem de fazer o uso da droga; Tratamento ambulatorial: é indicado para dependentes que conseguem ficar abstinentes ou diminuir o consumo sem necessitar de internação;
Técnicas de tratamento: Ajuda o dependente a repensar sua relação com a droga e seu projeto de vida;
Tratamento medicamentoso: Indicados para a redução de abstinência, além de quadros de intoxicação aguda e depressão;
Auto-ajuda: Indicado para usuários de droga e familiares, motiva o dependente a refletir e dividir suas experiências .
O consumo do crack pode causar impactos profundos nas relações sociais e familiares do usuário. Quando seu uso se torna frequente, a pessoa deixa de sentir prazer em outros aspectos da vida, como o convívio com parentes e amigos. Toda a dinâmica familiar e social é afetada por esse comportamento, fragilizando os relacionamentos.
A presença da família é importante durante todo o processo de tratamento do dependente e fundamental também na etapa da sua reinserção social.