o enfermeiro machado de assis
O conto narra à história de Procópio, ele trabalhava como copista numa paróquia da sua região, eis que surge a oportunidade dele trabalhar como enfermeiro para um coronel Felisberto, o mesmo tratava seus empregados muito mal, mas mesmo assim Procópio aceitou o emprego, pois estava cansado de trabalhar como copista.
O Coronel Felisberto com pouco tempo já tratava Procópio mal assim com fazia com os outros, Xingava, falava palavrões o que deixava “ O ENFERMEIRO “ muito constrangido, até que certo dia, Felisberto arremessou uma vasilha d’água na cabeça de Procópio ele cego de dor avançou para cima do Coronel e o esganou.
Quando saiu o testamento de Felisberto Procópio ficou surpreso ao ver que herdou toda a riqueza do Coronel, ele com peso na consciência pensou em doar todo o dinheiro que receberás como herança, mas depois desistiu e guardou maios parte para si mesmo e distribuiu algumas coisas aos pobres. Procópio mandou construir um tumulo de mármore para o Coronel, tempos depois Procópio descobre que o Coronel morreria de qualquer jeito.
TRECHOS COM CARACTERÍSTICAS DO REALISMO
- O conto apresenta características do realismo no Trecho - “O homem o xingava, falava palavrões o tempo todo, o que o deixou bastante constrangido.”
O trecho apresenta características do realismo, pois demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos.
-O conto apresenta características do realismo no trecho - “recebeu inúmeros elogios de pessoas por todos os lados da cidade pela sua grande paciência, e com isso esqueceu qualquer coisa relacionada ao seu crime.”
O trecho apresenta características do realismo, pois demonstra o caráter e os aspectos negativos da natureza humana.
-O conto apresenta características do realismo no trecho – “Procópio, que a princípio decidira doar todo o dinheiro, logo perde a vontade de fazê-lo. Resolve converter todos os bens em títulos e dinheiro,