O ENFERMEIRO DIANTE DA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOS TRABALHADORES
INTRODUÇÃO
A segurança do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que visam minimizar acidentes, protegendo a integridade e a capacidade do trabalhador. Além de contribuir para uma melhor organização e relações humanas entre os trabalhadores.
O acidente de trabalho ocorre no exercício do trabalho, provocando ao trabalhador lesões corporais, perturbações funcionais, levando a morte, perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade do trabalho.
São duas as causas principais de acidentes do trabalho, caracterizados por atos inseguros: estando o trabalhador consciente do que esta fazendo ao infringir as normas de segurança, como por exemplo ao subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades. E condições inseguras: diz respeito ao ambiente de trabalho, quando este oferece perigo ou risco ao seu trabalhador, ex: instalações com fios desencapados, máquinas sem manutenção, andaimes de construções civis inadequados.
Diante destes fatos, o que se pretende é identificar a colaboração do enfermeiro na minimização de acidentes de trabalho nas diversas áreas, usando de métodos de prevenção e promoção de acidentes. Trabalhar de forma que o trabalhador consiga identificar que a segurança no ambiente de trabalho não oferece somente benefícios à empresa, mas a sua própria integridade física e emocional dos funcionários.
Para tanto o presente trabalho utilizara de informações relevantes sobre promoção e prevenção de acidentes do trabalho, esperando contribuir de forma significativa na discussão desse tema.
O objetivo deste estudo é identificar a importância do profissional enfermeiro na prevenção e promoção de acidentes