O Empreendedorismo no Brasil
No Brasil, o empreendedorismo tornou-se forte na década de 90 foi durante a abertura econômica com as entradas de produtos importados que contribuíssem com o crescimento no país.
Mas também trouxe algumas dificuldades para empresas do segmento de brinquedos e confecções pois tiveram que se moderniza-se para pode competir com os importados. O governo teve uma serie de reformas, controlando a, inflação e ajustando a economia com isso em poucos anos, houve a estabilidade econômica no país, planejamento e respeito.
No ano de 2000 surgiram cerca de 1milhão de novos postos de trabalhos, os investidores de outros países começaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportações cresceram muito. Juntamente essas empresas empregaram cerca de 40 milhões de trabalhadores.
Teorias do Empreendedorismo
A Teoria econômica ,que é também conhecida como Schumpetariana mostra que os primeiros a perceberem a importância do empreendedorismo foram os economistas .Os principais interessados em compreender o papel do empreendedor e o impacto da sua atuação no cenário econômico .são três nomes que se destacam-se nessa teoria; Richard Cantilion,Jean Baptiste Say e Joseph Schumpeter.
Cantilion foi um banqueiro que hoje pode se considera-se como um capitalista de riscos ,preocupado com o gerenciamento inteligente de negócios e a obtenção de redimentos otimizados para o capilal investido.
Say sua visão era que o desenvolvimento econômico como um resultado da criação de novos empreendimentos Say considerava os empreendedores como pessoas que corriam risco. Na visão de Cantilion os empreendedores invertiam seu próprio dinheiro e compravam sua matéria prima para e revender por um preço não definido, eles também buscava por oportunidades com perspectivas de obterem lucros assumindo riscos inerentes.
Portando o Schumpeter foi quem realmente se lançou no empreendedorismo identificando claramente a essência da inovação .
Essencias do