O EMPREENDEDOR DE SUCESSO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
359 palavras
2 páginas
O EMPREENDEDOR DE SUCESSO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEAComo referi no artigo Empreendedorismo? porquê? Para quê?, Vivemos o “tempo certo” para as micro e PME´s, pois estas são, pela sua estrutura, dimensão, flexibilidade e dinamismo, assim como, pela Assumpção de risco por parte dos seus responsáveis, geradoras de inovação.
Ora que já desenvolvemos a nossa veia empreendedora ou, como ouvi muito recentemente, que resolvemos “pular a cerca”, já temos uma idéia, ou melhor “a idéia” e percebemos que esta é uma oportunidade pois tem espaço no mercado.
Vamos, agora, passar para a planificação do nosso negócio; isto é, vamos elaborar um plano de negócios. E como pensamos o “negócio”? Que DNA terá a nossa empresa? Qual será a sua estrutura?
Para desenhar o nosso modelo de negócio, temos obrigatoriamente de fazê-lo tendo em conta a sociedade em que vivemos atualmente e o ambiente que nos rodeia, ambiente que se caracteriza, entre outros aspectos. Por um mundo de constantes e rápidas mudanças, por uma incerteza e maior complexidade, por uma, cada vez, maior competitividade local e global, e pela situação econômica e social atual.
Para assumir a flexibilidade e dinamismo fundamentais que referimos, devemos apostar claramente numa estrutura leve, numa dimensão reduzida, isto é, numa “máquina leve” e na especialização, focalizando-nos no nosso “core business”.
Devemos realizar o máximo investimento possível no nosso “core business”, no que fazemos bem ou muito bem, para perseguirmos a excelência, a especialização é cada vez mais determinante. Podemos e devemos desenvolver soluções que não sendo do nosso “core business” sejam respostas a desafios dos nossos clientes, mas para desenvolvê-las devemos ir estabelecendo parcerias com outros Empreendedores e empresas, que detenham as competências necessárias em cada caso, para garantir serviços/produtos de qualidade.
Sozinhos, seremos sempre pequenos, pequenos demais. Estabelecer parcerias estratégicas irá