o elemento humano
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS & EMPRESARIAIS
DEPARTAMENTO DE GESTÃO
Disciplina:
Gestão De Recursos Humanos
Tema: IV
O ELEMENTO HUMANO
Docente: Dra. Diogénia L. Bambo
0
ESTRUTURA E ORIGENS DA
PERSONALIDADE HUMANA
O elemento humano é objectivamente subjectivo: análise realista; impossibilidade prática de prever todas as variáveis do comportamento humano.
Personalidade: o verdadeiro carácter das pessoas; conjunto das características de uma dada pessoa capazes de gerar padrões consistentes de comportamento (procurar identificar as causas do comportamento humano como derivadas da psicologia individual).
A personalidade individual tende a ceder terreno face ao comportamento do tipo mais colectivo: acabamos por condicionar a nossa própria personalidade aos factores que nos rodeiam; as pessoas tendem a adoptar comportamentos semelhantes (quando no seio de uma organização ou determinada situação).
A personalidade surge tanto mais facilmente à superfície quanto menores sejam as limitações externas que se nos impõem (as condicionantes).
Os factores de diferença (idade, cultura, género masculino/feminino, grau de educação, nível social, experiência profissional, experiência vivida na infância, processo formativo).
Existem cinco dimensões que marcam a personalidade humana: emocional, grau de extroversão, curiosidade, sociabilidade e consciência.
1
DIMENSÕES DA PERSONALIDADE
Emocional
Manifesta-se por sentimentos e expressões;
Tanto proporciona grandes oportunidades de progresso, como nos ameaça com enormes riscos.
É extremamente variável de pessoa para pessoa (de altamente emocionais a outras a quem nada parece afectar)
Extroversão
Sentimentos intrínseco ligado à nossa condição de “animal social”, a qual se traduz na necessidade de conviver, de partilhar sensações e sentimentos, de auxílio para