O Egito e os Hebreus
CURSO DE HISTÓRIA
O EGITO E OS HEBREUS
Antiguidade Oriental e Clássica
1º Módulo
Profª: MSc. Elaine Cristina Carvalho da Silva
Wagner Madeira da Silva, RA 611619
São João da Boa Vista/SP
09 de Maio de 2014
1. Através da leitura dos capítulos 1 (O Camponês), 3 (O Escriba) e 7 (O Escravo) do livro O Homem Egípcio (DONADONI, Sergio) DISSERTEM sobre as condições de vida do camponês (felá), comparando-a com as do escravo e do escriba na sociedade egípcia. Coloco como referência, um texto egípcio do IIº Milênio a.C.:
"Não te lembras da condição do lavrador, na ocasião em que taxam as colheitas? Os vermes levaram-lhe metade do grão e os hipopótamos comem o resto. Os ratos são numerosos no campo, caem do céu os gafanhotos, os animais comem e os pássaros pilham...que calamidades para o lavrador. O que possa restar, depois disso, os ladrões os levam (...). Chega então o escriba do imposto e taxa a colheita (...). Lá estão os guardas com seus bastões, os negros com suas bengalas. E dizem - "Dá os grãos". Não existem? Então eles batem no lavrador, caído no chão; atam-no, deitam-no a um fosso, onde chafurda, de cabeça para baixo. Sua mulher também é amarrada, seus filhos acorrentados. Seus vizinhos abandonam-no e fogem levando os seus grãos (...)".
2. Respondam, de forma argumentativa, a questão abaixo extraída do texto de PINSKY "Os profetas sociais e o Deus da cidadania", pág.: 20:
"Uma vez, pois, determinado que o Monoteísmo Ético é uma criação dos profetas e que ele é uma conquista de toda a Humanidade volta, pois, a questão: Como e por que o monoteísmo ético desenvolveu-se entre os hebreus, no século VIII a.C. e com os profetas?"
I)
O Camponês O Egito é exemplo de uma civilização construída a partir da tentativa e erro, e evoluiu em todos os aspectos que laborou. Devido a isto designar um papel sólido para o camponês é bem